Ícone do site Portal Norte

Como consultar a restituição do Imposto de Renda 2024? veja como acessar

Consultar Imposto de Renda. Foto: Divulgação/Seucreditodigital

Consultar Imposto de Renda. Foto: Divulgação/Seucreditodigital

A Receita Federal inicia, nesta quinta-feira (24), às 10h, a consulta ao lote residual da restituição do Imposto de Renda. Este lote abrange mais de 264.602 contribuintes, totalizando R$ 700 milhões em restituições, com pagamentos programados para 31 de outubro.

Detalhes do Lote de Restituições

Desse montante, R$ 373,5 milhões serão destinados a contribuintes prioritários. Confira a lista:

Além disso, 53.433 contribuintes não prioritários também receberão restituições neste lote. Há, ainda, 11.360 restituições destinadas a quem foi priorizado em razão de calamidade no Rio Grande do Sul.

Como consultar a restituição do Imposto de Renda?

Para realizar a consulta, acesse o site da Receita Federal e clique em “Meu Imposto de Renda”. Depois, selecione a opção “Consultar a Restituição”. A página fornecerá orientações e permitirá que você acesse o extrato de processamento no e-CAC, onde é possível verificar a situação da sua declaração.

Caso você encontre pendências, poderá retificar sua declaração diretamente pelo site.

A Receita Federal também oferece um aplicativo para smartphones e tablets que permite consultar informações sobre a liberação das restituições e a situação cadastral do CPF.

Ao consultar, verifique se sua declaração está na malha fina. Para isso, acesse o extrato do Imposto de Renda pelo e-CAC. Após o login, vá até “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF)” e clique na aba “Processamento” para conferir “Pendências de Malha”. É fundamental corrigir quaisquer inconsistências para que a restituição seja liberada.

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025?

Os contribuintes obrigados a declarar em 2024 incluem aqueles que:

Certifique-se de acompanhar essas informações para evitar problemas com sua declaração e garantir o recebimento correto da restituição.

Sair da versão mobile