Ícone do site Portal Norte

Décimo terceiro salário em 2024: parcelas têm datas definidas; confira

Bolsa Família - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Bolsa Família - Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

O 13º salário é um benefício muito aguardado pelos brasileiros, trazendo um alívio importante nas contas do mês, principalmente para quem vive com um salário fixo. Desde sua criação em 1962, essa gratificação se tornou uma das mais relevantes do calendário trabalhista no Brasil, sendo destinada a trabalhadores com carteira assinada, aposentados, pensionistas e servidores públicos. Esse valor extra é uma oportunidade valiosa para muitos, ajudando a enfrentar despesas e realizar alguns desejos durante o final do ano.

Como Funciona o Pagamento do 13º Salário?

O pagamento do 13º salário deve ser feito em duas parcelas: a primeira entre 1º de fevereiro e 30 de novembro, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Para garantir que o trabalhador tenha acesso a esse benefício de maneira justa e sem erros, é importante entender como é feito o cálculo, os prazos e as condições para o recebimento.

Cálculo do 13º Salário

O cálculo do 13º salário é simples: consiste na divisão da remuneração integral do trabalhador por 12 (meses do ano) e multiplicação pelo número de meses trabalhados. Além do salário base, outras parcelas de natureza salarial, como horas extras, comissões, e adicionais de insalubridade, periculosidade ou noturno, também são levadas em consideração.

O que o Empregado Precisa Saber?


Até quando posso receber o 13º Salário em 2024?

A primeira parcela do 13º salário pode ser paga até o final de novembro, com o prazo final para o pagamento da segunda parcela sendo até o dia 20 de dezembro. Se o trabalhador for dispensado antes de dezembro, o pagamento proporcional do 13º deverá ser feito até a data de rescisão do contrato.

Com informações do TST

Sair da versão mobile