O serviço de PIX agendado passa a ser obrigatório a partir desta segunda-feira (28). O recurso e diferente do PIX automático.
A obrigatoriedade do serviço de PIX agendado por todas as instituições financeiras que oferecem a modalidade de transferência. Com a nova ferramenta, permite agendar pagamentos que ocorrem em períodos definidos. E isso inclui mesadas, doações e aluguel.
O serviço passou a ser obrigatório por decisão do Banco Central em uma resolução publicada em 2023.
Entenda as regras do PIX agendado
Entre as regras determinadas está o horário da liquidação do pagamento agendado, entre meia-noite e oito horas da manhã, sempre que houver recurso na conta. Além disso, caso não tenha recurso na conta, a instituição deve informar ao cliente e realizar uma nova tentativa. Se não for realizado, o cliente deve ser notificado mais uma vez.
Como funciona o PIX agendado?
A funcionalidade é muito parecida com o já conhecido débito automático, em que os boletos associados ao CPF e informações de conta da pessoa são agendados instantaneamente.
No entanto, o Banco Central avalia que, com a ajuda do Pix, os agendamentos de pagamentos ficarão mais acessíveis às pessoas.
Como recuperar dinheiro do golpe do PIX?
Nos últimos anos, o sistema de pagamento PIX se tornou um dos métodos mais utilizados pelos brasileiros, facilitando transferências instantâneas.
Contudo, essa facilidade também trouxe à tona uma série de golpes, como o famoso golpe do PIX errado, onde golpistas manipulam suas vítimas para que elas façam devoluções fraudulentas.