Mais de 300 mil beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) precisam regularizar seu Cadastro Único para continuar recebendo o benefício, com um prazo de 45 a 90 dias, dependendo do município.
O Cadastro Único é essencial para confirmar a elegibilidade e manter os dados dos beneficiários atualizados, evitando bloqueios. A suspensão poderá ocorrer após a notificação oficial, que será feita pela rede bancária ou outros canais.
A regularização pode ser feita online ou presencialmente, mediante agendamento. Atualmente, o programa beneficia 6,02 milhões de cidadãos, incluindo idosos acima de 65 anos e pessoas com deficiência, com um salário mínimo por mês.
Orientação do MDS
O Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) orienta quem teve o BPC bloqueado por falta de inscrição no Cadastro Único a ligar para o telefone 135, o canal oficial do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O procedimento permitirá o desbloqueio do BPC em até 72 horas.
Como denunciar alguém que recebe BPC irregular?
O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é um auxílio destinado a pessoas com deficiência e idosos em situação de vulnerabilidade. No entanto, é fundamental que esse benefício seja concedido apenas a quem realmente necessita.
Caso você suspeite que alguém esteja recebendo o BPC de forma irregular, é importante saber como proceder para denunciar.