O dólar disparou nesta quarta-feira (6), impulsionado por expectativas da vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos EUA.
O presidente eleito com mais de 270 delegados no Colégio Eleitoral garantiu seu retorno a presidência e investidores começaram a projetar impactos econômicos significativos, como o aumento da tensão no comércio global e a expectativa de uma política fiscal mais agressiva, com cortes de impostos e aumento da dívida pública dos EUA.
A expectativa é que esses fatores possam aumentar a demanda por dólares, pressionando a moeda a subir. A perspectiva de que Trump possa retomar uma agenda de taxas de juros mais altas e políticas fiscais expansivas também gerou apreensão nos mercados globais, refletindo diretamente no câmbio.
Como a vitória de Trump influencia o câmbio?
Analista de mercado apontam que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos deve intensificar a desvalorização do real e elevar a cotação do dólar, devido às políticas protecionistas que ele defende.
Economistas estão preocupados com os impactos dessas medidas, principalmente no comércio com países emergentes como o Brasil.
Trump tem sugerido políticas que reduzirão a relação comercial dos EUA com esses países, o que diminuiria as exportações brasileiras e, consequentemente, a entrada de dólares, tornando a moeda norte-americana mais escassa e valorizada.
Dólar comercial
- Venda: R$ 5,862
- Compra: R$ 5,822
- Variação: 1,63%