Para aproveitar as promoções da Black Friday sem cair em armadilhas, é fundamental adotar medidas de segurança durante as compras, especialmente no ambiente online.
O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-AM) orienta que os consumidores façam pesquisas de preços com antecedência e lembra que as promoções devem seguir os procedimentos estabelecidos pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC).
Confira algumas dicas da Black Friday para não cair em golpes
1. Investigar a reputação das lojas
Antes de finalizar qualquer compra, verifique a solicitação da loja. Consulte sites de consentimento, como o Reclame Aqui, e busque avaliações de outros clientes. Prefira sempre lojas conhecidas ou recomendadas.
2. Desconfie de ofertas muito abaixo do preço
Ofertas com descontos exagerados podem ser um sinal de fraude. Compare preços em diferentes sites e use ferramentas de monitoramento de preços para verificar se o desconto é real ou se o valor foi inflacionado anteriormente.
3. Priorize sites confiáveis e seguros
Confira se o site é seguro, observando se o endereço começa com “https://” e se há um cadeado na barra de navegação. Esses são indicativos de que a página utiliza uma conexão segura para proteger os dados do consumidor.
4. Evite redes Wi-Fi públicas
Evite fazer compras ou acessar informações pessoais em redes Wi-Fi públicas, que podem ser vulneráveis a ataques de hackers. Prefira conexões seguras, como sua rede doméstica.
5. Utilize cartões virtuais e métodos de pagamento seguros
Muitas instituições financeiras oferecem a opção de gerar cartões virtuais temporários, que são mais seguros para compras online. Outra alternativa é usar carteiras digitais, como PayPal e Google Pay, que adicionam uma camada extra de proteção.
6. Leia os termos e condições
Antes de comprar, leia com atenção as condições de pagamento, prazos de entrega e políticas de troca e devolução. Isso evita surpresas após a compra.
7. Guarde comprovantes e registros
Salve todos os comprovantes de compra, como e-mails de confirmação e prints das ofertas. Em caso de problemas, esses documentos serão úteis para solicitar ao suporte ou registrador uma permissão.
8. Fique atento a golpes por e-mail e redes sociais
Golpistas aproveitam a Black Friday para enviar e-mails falsos ou criar anúncios enganosos nas redes sociais. Evite clicar em links desconhecidos e sempre acessar os sites diretamente pelo navegador.
O Procon alerta que, caso o consumidor enfrente problemas durante a Black Friday, como propaganda enganosa, falhas na entrega ou produtos fora das especificações, é possível registrar a reclamação pelos números (92) 3215-4009 ou 0800 092 1512, ou por meio do e-mail fiscalizacaoprocon@procon.am.gov.br. Na mensagem, o consumidor deve descrever os fatos e anexar os comprovantes da compra.
Confira dicas para alavancar as vendas na Black Friday
A Black Friday, realizada anualmente na última sexta-feira de novembro, neste ano, acontecerá no dia 29. Em 2024, está prevista uma alta movimentação do varejo. 66% dos brasileiros planejam participar do evento, aproveitando, assim, as promoções, de acordo com um levantamento da Wake em parceria com o Opinion Box.