Ícone do site Portal Norte

Vazam dados de 644 chaves Pix da Caixa Econômica, informa BC

Saiba como vai funcionar o PIX aproximação

Pix - Foto: Agencia Brasil

O Banco Central (BC) informou, nesta sexta-feira (8), que um total de 644 chaves de Pix de clientes da Caixa Econômica Federal que tiveram seus dados expostos.

Segundo a instituição financeira, os dados expostos foram: nome do usuário, CPF, instituição de relacionamento, agência data de abertura da conta, data de criação da chave Pix, número e tipo da conta, além da data a partir da qual o usuário tem a posse da chave Pix da Caixa Econômica.

Esse vazamento aconteceu durante os dias 24 e 25 de setembro por conta de falhas pontuais em sistemas da instituição e não afetam a movimentação de dinheiro. Esse foi considerado o 16° incidente envolvendo dados do Pix desde o lançamento do sistema de pagamentos, em novembro de 2020.

O caso é considerado de baixo impacto potencial para os clientes, contudo, a autarquia decidiu divulgar o incidente por conta do “compromisso com a transparência”.

As pessoas que tiveram informações expostas serão avisadas por meio do aplicativo ou do internet banking da instituição.

O Banco Central ressaltou que esses serão os únicos meios de avisos sobre a exposição das chaves Pix da Caixa Econômica e pediu para que os clientes ficassem alerta e desconsiderassem avisos enviados por chamadas telefônicas, SMS e avisos por apps de mensages ou e-mail.

Segundo informações da Agência Brasil, a exposição dos dados não significa necessariamente que todas as informações tenham vazado, mas que ficaram visíveis para terceiros durante um tempo e correm risco de serem registradas por outros.

Todos os incidentes com chaves Pix vazadas, até agora, foram expostas apenas as informações cadastrais, sem exposição de senhas e de saldos bancários.

Sair da versão mobile