Ícone do site Portal Norte

Black Friday 2024: pesquisa revela alto interesse dos consumidores no AM

Black Friday 2024 pesquisa revela alto interesse dos consumidores

Black Friday 2024 pesquisa revela alto interesse dos consumidores - Foto: Divulgação/Sebrae

Nesta quinta-feira (13), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) divulgou uma pesquisa realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam) sobre a intenção de compra dos consumidores para a Black Friday de 2024.

O levantamento foi realizado nos dias 1 e 2 de outubro, com entrevistas feitas junto a 892 consumidores do comércio varejista.

Intenção de Compra na Black Friday 2024

A pesquisa revelou que 94% dos entrevistados pretendem aproveitar a Black Friday, que ocorrerá no dia 29 de novembro. Em 2023, 66% dos consumidores relataram ter feito compras fora do planejado durante o evento, reforçando o apelo da data no Amazonas.

Critérios de escolha e produtos de interesse

O preço foi apontado como o principal critério de escolha para 52% dos consumidores, seguido pela qualidade (24%) e pela diversidade de produtos (8%).

Entre os itens de interesse para a data estão vestuário (20%), cosméticos e perfumes (18%), celulares e eletroeletrônicos (17%), e calçados (16%).

Faixa de gastos e forma de pagamento

Para este ano, 70% dos consumidores planejam gastar entre R$ 81 e R$ 250. Outros 12% estimam gastos entre R$ 251 e R$ 400, enquanto 14% pretendem desembolsar mais de R$ 400.

Em relação à forma de pagamento, 58% optarão pelo pagamento à vista (por meio de PIX, dinheiro ou débito), enquanto 25% usarão o cartão de crédito.

Locais de compra

Quanto aos locais de compra, 34% dos consumidores planejam comprar em shopping centers, 31% em lojas de bairro, e 29% no centro da cidade. Esses dados indicam uma disputa mais equilibrada entre os locais de compra, já que a preferência histórica por shoppings costumava ser de 60% a 80%.

Planejamento e utilização do 13º Salário

Para acompanhar as promoções da Black Friday, a televisão (41%) e as redes sociais (25%) são os meios mais utilizados.

Além disso, 38% dos consumidores pretendem usar o 13º salário para quitar dívidas ou poupar para despesas de início de ano, enquanto 24% planejam utilizar o recurso para presentes nas festas de fim de ano.

Sair da versão mobile