O Ministério da Defesa passará a fazer parte do pacote de cortes de gastos do governo, a decisão será discutida em uma reunião que acontece nesta quarta-feira (13), pela manhã.
No encontro, estarão presentes o ministro da Defesa, José Múcio, e o secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, que representará o ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
O objetivo da reunião é definir como serão feitos os cortes e ajustar os detalhes das medidas antes de enviar o plano para avaliação do presidente Lula.
A inclusão da Defesa no pacote foi solicitada pelo próprio presidente, que pretende reduzir despesas em diversas áreas do governo para equilibrar o orçamento.
Na terça-feira (12), estava prevista uma reunião entre o presidente Lula e o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para discutir os detalhes finais do pacote de corte de gastos e a melhor forma de encaminhar as propostas ao Congresso Nacional.
No entanto, o encontro não aconteceu. Segundo o ministério da Fazenda, Haddad se reuniu com ministros de outras áreas, como a área social, para discutir mudanças em benefícios, como o saque aniversário do FGTS e o crédito consignado, que poderá ser solicitado pelo sistema e-Social.
O governo espera finalizar essas negociações e enviar as propostas ao Congresso, visando a aprovação das medidas antes do recesso parlamentar, que começa em 23 de dezembro.