Ícone do site Portal Norte

Saiba como pequenas empresas podem se beneficiar do PIX agendado

Saiba como pequenas empresas podem se beneficiar do PIX agendado

Saiba como pequenas empresas podem se beneficiar do PIX agendado - Foto: Portal Sebrae

O Pix Agendado é uma funcionalidade do sistema de pagamentos instantâneos que permite programar transferências e pagamentos para uma data futura. 

Lançado pelo Banco Central, o recurso traz uma série de vantagens para pequenas empresas, que podem utilizá-lo para melhorar o fluxo de caixa, otimizar pagamentos e oferecer mais conveniência aos clientes.

Antes, a medida era opcional para as instituições financeiras. A decisão do Banco Central (BC) foi publicada em dezembro de 2023 e atualizada em julho deste ano.

A forma de realizar o agendamento é simples e segue o mesmo padrão de uma transferência ou pagamento PIX feito na hora. 

Como é realizada a opção de PIX agendado?

A inovação permite que os usuários programem transferências e pagamentos periódicos, oferecendo uma forma prática de organizar as finanças, especialmente para transações regulares (aluguéis, mesadas e doações, por exemplo).

E para fazer um PIX agendado basta acessar a área do seu banco, selecione o destinatário, escolha a data para o pagamento e confirme a operação. O valor será debitado automaticamente na data agendada, facilitando a organização dos seus pagamentos. Após concluir o agendamento, é possível salvar e compartilhar o comprovante de pagamento com a pessoa ou empresa que recebera o dinheiro.

Saiba como MEI endividado pode regularizar sua situação

Microempreendedores Individuais (MEIs) que acumulam dívidas com impostos e taxas podem enfrentar a exclusão do Simples Nacional, regime que oferece benefícios fiscais importantes.

Regularizar a situação é essencial para evitar prejuízos, como perda de CNPJ, multas e dificuldade de acesso a linhas de crédito.

Mais de 1,8 milhão de microempreendedores individuais (MEIs) e empresas de pequeno porte (EPPs) devem ficar atentos para não serem excluídos do regime tributário do Simples Nacional por inadimplência em 2025.

Sair da versão mobile