Ícone do site Portal Norte

INSS: veja quem pode sacar o pagamento de novembro a partir de segunda (25)

Imagem mostra fachada do prédio do INSS

Pagamentos de benefícios a aposentados e pensionistas vão até o dia 6 de dezembro. - Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

Os pagamentos de novembro do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) começam na próxima segunda-feira (25). Aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios receberão os valores de forma escalonada.

Os depósitos seguem em dias úteis até o dia 6 de dezembro. O cronograma é definido pelo número final do cartão do benefício – sem considerar o dígito após o traço.

Beneficiários do Rio Grande do Sul continuarão recebendo no primeiro dia do calendário. Essa medida vale enquanto durar o estado de calamidade pública causado pelas enchentes de maio.

Quem recebe até um salário mínimo será pago primeiro. Beneficiários com cartão final 1 terão o crédito em 25 de novembro. Dessa forma, os pagamentos seguem sucessivamente até o dia 6 de dezembro – para quem tem cartão final 0.

Quando ocorre o pagamento para os que recebem acima de um salário mínimo?

Para quem ganha acima de um salário mínimo, os pagamentos começam no dia 2 de dezembro. Nesse dia, recebem os cartões com final 1 e 6.

No dia 3, será a vez dos finais 2 e 7. No dia 4, recebem os cartões com final 3 e 8. Os finais 4 e 9 recebem no dia 5. Por fim, aqueles com os finais 5 e 0 receberão o pagamento no dia 6 de dezembro.

Se houver feriado, o INSS realiza o pagamento no próximo dia útil. O segurado pode sacar o benefício até o final do mês seguinte ao crédito, cerca de 60 dias. Passado esse prazo, o órgão recolherá o valor não sacado.

Pagamento de 13º salário

O 13º será pago para quem recebe auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte, auxílio-reclusão e salário-maternidade concedidos a partir de junho.

Os contemplados pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) e pela Renda Mensal Vitalícia não têm direito ao 13º salário.

Em março, o governo antecipou as duas parcelas do 13º para 33,6 milhões de beneficiários. Quem começou a receber após junho terá o 13º incluído no pagamento mensal, em parcela única. Essa medida contempla 2.016.620 segurados do RGPS.

O INSS pagará o valor proporcional do abono para benefícios que terminam antes de 31 de dezembro de 2024.

Qual valor do benefício?

Aposentados, pensionistas e beneficiários já podem consultar o valor do benefício. Basta ligar para a Central 135, de segunda a sábado, das 7h às 22h. É preciso informar o CPF e confirmar dados cadastrais para evitar fraudes.

Outra opção é acessar o aplicativo ou o site Meu INSS, disponível para Android e iOS. Faça login com sua conta Gov.br e clique em “Extrato de pagamento” para verificar todos os detalhes.

Sair da versão mobile