A Receita Federal realiza nesta sexta-feira (29), o pagamento de um lote residual do Imposto de Renda referente a contribuintes que estavam na malha fina.
Este grupo inclui pessoas que regularizaram pendências em suas declarações e agora têm direito ao reembolso.
Os valores são consultados no site ou no aplicativo da Receita Federal, bastando informar o CPF e a data de nascimento. Os pagamentos são feitos diretamente na conta bancária indicada pelo contribuinte na declaração.
Ao todo, 221.597 contribuintes receberão R$ 558,8 milhões. Desse total, R$ 306,9 milhões irão para contribuintes com propriedade no reembolso. Devido à enchente no Rio Grande do Sul neste ano, os contribuintes gaúchos foram incluídos na lista de prioridades.
Como será feito o pagamento do Imposto de Renda
O pagamento será feito na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não esteja na lista, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração.
Se verificar pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.
Nesse caso, o cidadão poderá agendar o crédito em qualquer conta bancária em seu nome, por meio do Portal BB, ou ligando para a Central de Relacionamento do banco, nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Imposto de renda: como sair da malha fina e pagar cotas
Para quem caiu na malha fina do Imposto de Renda, a situação pode parecer complicada, mas existem passos que ajudam a regularizar os dados e evitar problemas futuros.
A malha fina ocorre quando há inconsistências ou erros na declaração do Imposto de Renda, o que leva o contribuinte a um status de pendência junto ao Fisco.