Ícone do site Portal Norte

Quem tem direito ao pagamento do INSS em dezembro? Veja calendário

Veja o que muda no financiamento da Caixa - Foto: Divulgação/MRV

Pagamento de benefícios - Foto: Divulgação/MRV

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desempenha um papel essencial na gestão dos benefícios da Previdência Social, garantindo os direitos de milhões de segurados no Brasil.

Financiado pelas contribuições mensais de trabalhadores formais, autônomos e microempreendedores, o INSS transforma os valores arrecadados em aposentadorias, auxílios e outros benefícios.

Quem pode contribuir para o INSS?

Todos os indivíduos que realizam atividades remuneradas no Brasil têm a obrigação de contribuir com o INSS. Isso inclui trabalhadores registrados em carteira, autônomos, profissionais liberais e temporários, brasileiros ou estrangeiros.

O direito ao benefício é garantido para aqueles com mais de 16 anos que estejam desempenhando alguma atividade laboral. Menores de 16 anos podem ter acesso ao benefício por meio de seus tutores.

Calendário de pagamentos de dezembro

Antes do início da folha de dezembro, o INSS finaliza o pagamento dos benefícios de novembro.

São os beneficiários que recebem até um salário mínimo e quem tem o benefício terminado em 6, 7, 8, 9 e 0; e todos os beneficários que recebem mais de um salário minimo.

Já os depósitos referentes ao mês de dezembro começarão no dia 20 e seguirão até o dia 8 de janeiro.

Cédulas de real. – Foto: Pexels

Veja calendário completo do INSS em dezembro

PAGAMENTOS DE NOVEMBRO

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo:

PAGAMENTOS DE DEZEMBRO

Para quem recebe até 1 salário mínimo:

Para quem recebe acima de 1 salário mínimo:

Pagamentos e dados do INSS

De acordo com informações da folha de pagamento de outubro, o INSS distribui mensalmente 40.645.365 benefícios previdenciários e assistenciais. Desses, 6.338.776 são assistenciais, enquanto 34.306.589 são previdenciários.

Os benefícios que equivalem ao salário mínimo representam a maior parte, com 28.279.547 pagamentos mensais. Já os valores acima do piso nacional somam 12.365.818 benefícios.

Sair da versão mobile