Nos últimos anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) tem investido em modernização, tornando muitos dos seus serviços totalmente acessíveis pela internet. Com isso, os brasileiros podem solicitar diversos benefícios sem precisar sair de casa, economizando tempo e evitando a necessidade de ir até uma agência.
Neste artigo, vamos explicar como agendar seu atendimento no INSS para solicitar aposentadoria, benefícios por incapacidade e outros serviços da Previdência Social.
Como agendar atendimento no INSS?
Existem duas formas principais de agendar serviços do INSS: de forma digital, pelo Portal Meu INSS, e pelo telefone. Ambas as opções são práticas e seguras.
- Portal Meu INSS (site e app)
O Portal Meu INSS é a plataforma oficial do INSS para agendamento de serviços, disponível no site e como aplicativo para dispositivos móveis (Android e iOS). - Telefone 135
Caso prefira, é possível agendar atendimento ligando para o número 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Porém, devido à alta demanda, o tempo de espera pode ser longo, por isso, o agendamento online é mais rápido.
Para agendar serviços no INSS, é importante ter alguns documentos à mão. Os principais são:
- CPF
- Documento de identidade com foto
- Comprovante de residência
- Documentos específicos, dependendo do serviço solicitado (por exemplo, carteira de trabalho, laudos médicos, etc.)
Passo a passo para agendar atendimento no INSS
Agendar no INSS online é simples e rápido. Veja como fazer:
- Acesse o Portal Meu INSS
Abra o site Meu INSS ou o aplicativo em seu celular. Na página inicial, clique no botão “Entrar com gov.br”. - Faça Login na Conta gov.br
Caso ainda não tenha uma conta no gov.br, será necessário criar uma para acessar os serviços. Se já tiver, basta usar seus dados para entrar. - Escolha “Novo Pedido”
Após o login, você verá um menu com diversas opções de serviços. Clique em “Novo pedido”. - Selecione o Serviço Desejado
A lista de serviços será exibida. Escolha o que você deseja solicitar, como aposentadoria, pensão, auxílio-doença, entre outros. - Envie os Documentos, se Necessário
Se o serviço escolhido permitir atendimento à distância, você será orientado a enviar os documentos digitalizados. - Atualize seus Dados
Verifique e atualize seus dados cadastrais, caso necessário. Após isso, clique em “Avançar”. - Escolha a Agência (se Atendimento Presencial)
Se o atendimento for presencial, escolha a agência do INSS mais próxima de você. Você pode procurar pelo endereço usando seu CEP ou município. - Finalize o Agendamento
Revise as informações e clique para concluir o agendamento. Na tela final, você poderá ver todos os detalhes do seu pedido.
Se preferir não agendar online, você pode ligar para o telefone 135. Esse número está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Vale destacar que, por conta do volume de chamadas, a espera para atendimento pode ser mais longa. Portanto, sempre que possível, use o Portal Meu INSS para agendar seus serviços.
Atenção: Não existe atendimento do INSS via WhatsApp. Qualquer número que se apresente como sendo do INSS no aplicativo de mensagens é provavelmente uma tentativa de fraude.
Serviços que Exigem Agendamento Presencial
Alguns serviços exigem agendamento para atendimento presencial no INSS, tais como:
- Aposentadoria por Idade (Rural)
- Aposentadoria por Tempo de Contribuição
- Atualização de Dados Cadastrais
- Auxílio-Reclusão
- Pensão por Morte
- Benefício Assistencial ao Idoso ou à Pessoa com Deficiência
- Emissão de Certidões e Extratos
- Solicitação de Recurso ou Revisão
Serviços que Não Precisam de Agendamento
Outros serviços podem ser feitos diretamente online ou sem agendamento, como:
- Emissão de Senha para Acesso ao Meu INSS
- Consulta de Situação de Benefício
- Cálculo de GPS em Atraso
- Inscrição na Previdência Social
- Simulação de Tempo de Contribuição
- Emissão de Certidão para Saque de PIS/PASEP/FGTS