Os nomes indicados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para ocupar diretorias do Banco Central (BC) serão avaliados nesta terça-feira (10) na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE).
A sessão está prevista para começar às 9h. Se aprovados pela comissão, os indicados passarão por votação no plenário do Senado.
As nomeações visam preencher duas vagas abertas pelo término de mandatos e uma vaga deixada por Gabriel Galípolo, recentemente aprovado para presidir o Banco Central a partir de 1º de janeiro de 2024.
Os indicados
- Izabela Correa – Diretoria de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta
- Servidora do BC desde 2006 e atual secretária de Integridade Pública da Controladoria-Geral da União.
- Pós-doutora pela Universidade de Oxford, doutora em Governo pela London School of Economics and Political Science (2017), mestre em Ciência Política pela UFMG e graduada em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro.
- Gilneu Vivan – Diretoria de Regulação
- Servidor do BC desde 1994 e atual chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro (Denor).
- Mestre e bacharel em Economia pela UnB e UFRGS.
- Representou o Brasil em grupos internacionais, como o Analytical Group on Vulnerabilities do Financial Stability Board.
- Nilton David – Diretoria de Política Monetária
- Chefe de Operações Tesouraria do Banco Bradesco, com ampla experiência no mercado financeiro, no Brasil e no exterior.
- Graduado em Engenharia de Produção pela USP.
Próximos passos no Senado
As indicações feitas pela Presidência da República precisam passar pela sabatina na CAE e, posteriormente, pelo crivo do plenário do Senado.
A votação será decisiva para a composição das diretorias do BC, que desempenham um papel estratégico na condução da política econômica do país.