O Banco Central (BC) aprovou nesta quinta-feira (12) uma resolução que atualiza os boletos bancários, permitindo pagamentos não apenas por código de barras, mas também por outros meios, como o Pix.
A medida entra em vigor em 3 de fevereiro de 2025, mas já está disponível em caráter experimental.
A principal novidade é a inclusão de códigos QR nos boletos, facilitando os pagamentos via Pix.
Com o novo recurso, basta apontar o celular para o código e realizar a transação instantaneamente, eliminando a espera de dias para compensação, comum nos boletos atuais.
Outra inovação é o boleto de cobrança dinâmico, criado para garantir mais segurança nos pagamentos relacionados a títulos negociáveis, como as duplicatas escriturais previstas na Lei 13.775/2018.
Esse boleto será vinculado digitalmente ao título, garantindo que os recursos cheguem ao credor legítimo, tanto para o devedor quanto para financiadores.
O BC destacou que o boleto dinâmico representa um avanço no sistema financeiro, beneficiando especialmente pequenas e médias empresas ao oferecer mais segurança e agilidade na negociação de dívidas.
Os sistemas que suportarão essa nova modalidade ainda estão em implementação e devem ser adotados em até seis meses após a aprovação de ao menos um sistema digital autorizado pelo BC.
*Com informações da Agência Brasil