O ano de 2024 marcou o fortalecimento de Rondônia como um destino atraente para novos negócios e impulsionou a economia local.
O estado registrou um aumento significativo na instalação de empresas, alcançando 22.936 novos empreendedores nos primeiros dez meses deste ano, conforme balanço da Junta Comercial do Estado de Rondônia (Jucer). O resultado destaca o desempenho de Rondônia no cenário nacional, consolidando sua posição como referência na promoção de negócios.
Incentivo ao empreendedorismo
O governo estadual tem implementado uma agenda robusta para apoiar o empreendedorismo, conectando todos os elos de fomento à empregabilidade.
O trabalho inclui desde o apoio à produção até a conquista dos mercados consumidores, o que tem refletido positivamente nos indicadores econômicos do estado, como a menor taxa anual de desemprego no Brasil.
Principais novidades iniciadas em 2024
- Projeto “Junta Junto do Empreender”
- O projeto realiza pontos de atendimento descentralizados em todo o estado, oferecendo aos empreendedores educação empreendedora e incentivo à formalização. A iniciativa é desenvolvida em parceria com a Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
- Projeto “Permanência”
- O projeto consiste em um estudo aprofundado para ajudar na manutenção das empresas, identificando as principais razões que levam ao fechamento dos negócios em um período curto. A ação visa aumentar a longevidade das empresas no mercado.
Modernização da estrutura tecnológica para empreendedores
Em 2024, Rondônia investiu na modernização de sua infraestrutura tecnológica, facilitando o acesso e a eficiência dos serviços voltados aos empreendedores. As principais melhorias incluem:
- Troca de computadores por equipamentos de alta performance;
- Tratamento e proteção de bancos de dados;
- Implementação de software para atender à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD);
- Redundância de serviço de internet, garantindo maior estabilidade;
- Disponibilização de suporte técnico ao sistema Empresa Fácil Rondônia até as 20 horas.
Essas iniciativas reforçam o compromisso do estado com o fortalecimento do ambiente de negócios, tornando Rondônia uma referência em modernização e apoio ao empreendedorismo.
Rondônia realiza mutirão de exames para processo de aquisição de CNH
O governo de Rondônia realizou, no último sábado (14), um mutirão de Exames Práticos secundários aos processos de aquisição da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) .
A ação, organizada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) , teve como objetivo atender a prorrogação de prazos para candidatos com processos ativos no período de 2019 a 2023.
Ao todo, 177 candidatos participaram da avaliação em Porto Velho .