Com a chegada do fim de ano, o aumento dos gastos é inevitável. Presentes de Natal, ceias, viagens e promoções podem impactar o orçamento, colocando em risco as finanças de quem não planeja com cuidado.
O portal de educação financeira Meu Bolso em Dia, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), traz recomendações importantes para evitar o endividamento e começar 2025 com as contas em dia.
O diretor de Cidadania Financeira da Febraban, Amaury Oliva, destaca que, com um pouco de planejamento, é possível consumir de forma consciente sem recorrer ao rotativo do cartão de crédito ou contrair empréstimos.
“Diferenciar desejos de necessidades e planejar os gastos de maneira equilibrada ajudam a começar 2025 sem dívidas”, explicou.
Principais dicas da Febraban para evitar o endividamento:
- Reserve parte do 13º salário: Use esse recurso extra para quitar dívidas ou antecipar despesas do início do ano.
- Estabeleça um limite de gastos: Defina um valor máximo para presentes, viagens, decorações e ceias.
- Divida os custos da ceia: Compartilhe os gastos com os convidados para aliviar o peso no orçamento.
- Prefira pagar à vista: Evite acumular parcelas e use o cartão de crédito com moderação.
Além disso, o Procon-SP, órgão de defesa do consumidor, também oferece orientações, especialmente para quem planeja viajar nas férias.
O órgão destaca a importância de calcular todos os custos da viagem, incluindo alimentação, transporte e passeios, e ficar atento aos gastos com o cartão de crédito.
Mais uma ajuda para as férias
O Procon-SP preparou um levantamento de preços de produtos e serviços para auxiliar o consumidor no planejamento das férias.
A pesquisa inclui estimativas de custos com pedágios, passagens de ônibus, e informações sobre hospedagem e alimentação em 13 cidades turísticas do estado de São Paulo.
Entre as dicas do Procon-SP, está a pesquisa de preços de itens como repelentes, protetores solares e bronzeadores, que têm alta demanda nesta temporada.
O levantamento ainda traz informações detalhadas sobre o custo médio de hospedagem em hotéis e pousadas, além dos valores praticados em 195 restaurantes.
Com essas orientações, é possível aproveitar as festas de fim de ano e as férias de verão de maneira mais tranquila e sem comprometer as finanças para o próximo ano.
*Com informações da Agência Brasil