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Pagamentos do INSS de dezembro começam na sexta-feira (20); veja calendário

INSS pagamento

Aplicativo do INSS - Foto: Freepik

A partir desta sexta-feira (20), aposentados, pensionistas e outros beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que recebem até um salário-mínimo (R$ 1.412) terão os pagamentos de dezembro iniciados.

Os depósitos ocorrerão até 8 de janeiro, com datas organizadas de acordo com o número final do cartão de benefício, excluindo o dígito verificador.

Já para quem recebe valores superiores a um salário-mínimo, os pagamentos começam a ser feitos em 2 de janeiro e seguem até o dia 8 do mesmo mês.

Este será o último mês em que os beneficiários das áreas afetadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul terão os depósitos antecipados para o primeiro dia do calendário.

Calendário do INSS para quem recebe até um salário-mínimo:

Final do BenefícioData de Pagamento
120 de dezembro
223 de dezembro
326 de dezembro
427 de dezembro
530 de dezembro
62 de janeiro
73 de janeiro
86 de janeiro
97 de janeiro
08 de janeiro

Calendário para quem recebe acima de um salário mínimo:

Final do BenefícioData de Pagamento
1 e 62 de janeiro
2 e 73 de janeiro
3 e 86 de janeiro
4 e 97 de janeiro
5 e 08 de janeiro

Como acessar o extrato de pagamento do INSS?

Os beneficiários podem consultar o extrato de pagamento de duas formas:

  1. Online: Pelo site ou aplicativo Meu INSS, acessando a opção “Extrato de Pagamento” após realizar o login.
  2. Por telefone: Ligando para a Central 135, disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Será necessário informar o CPF e validar os dados cadastrais.

O saque deve ser realizado até o final do mês seguinte à liberação do benefício (prazo de cerca de 60 dias). Caso o valor não seja retirado, ele retorna ao INSS, e o beneficiário precisará solicitar o resgate diretamente em uma agência da Previdência Social.

Como proceder em caso de problemas no pagamento?

Se houver pendências ou atrasos no pagamento, o beneficiário pode fazer a solicitação através do site ou aplicativo Meu INSS. Basta acessar “Agendamentos/Requerimentos”, escolher “Novo Requerimento”, buscar por “não recebido” e seguir os passos indicados.

Caso seja necessário comparecer pessoalmente, o sistema notificará o segurado. O acompanhamento do pedido também é feito de forma digital.

Além disso, quem não puder sacar o benefício pessoalmente pode nomear um procurador autorizado pelo INSS, que será incluído no cadastro do órgão e poderá realizar o procedimento nas agências bancárias.

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