A Prefeitura de Palmas irá pagar a segunda e última parcela do 13º nesta sexta-feira (20). Na segunda parcela constam os descontos previstos por lei, como Imposto de Renda e contribuição para previdência.
A perspectiva é que R$ 30.520.368,38 sejam injetados na economia local durante esse final de ano. Esses R$ 30 milhões equivalem a 50% do décimo terceiro total. A primeira parcela foi paga em novembro.
Divisão do pagamento em duas parcelas
O pagamento do 13º é dividido em duas parcelas. A primeira, paga em novembro, não conta com quaisquer descontos tributários, já a segunda, conta com os tributos previstos por lei.
A divisão do pagamento é feita para beneficiar as empresas e empresários, uma vez que o pagamento integral do 13º seria um gasto financeiro muito grande para a empresa.
Outro motivo para o pagamento em duas parcelas é a organização para o trabalhador. Uma das parcelas pode ser utilizada para a quitação de dívidas, enquanto a segunda pode ser destinada para as festas de final de ano.
Como é calculado o 13º
O 13º é calculado, normalmente, a partir do salário de dezembro. Existem exceções como trabalhadores que atuam por comissão, nesse caso, o 13º leva em consideração a atuação do ano todo.
O 13º é pago de forma integral para o trabalhador que trabalhou o ano todo. Para aqueles que entraram durante o ano na empresa, o valor é proporcional ao tempo de trabalho. Cada mês com pelo menos 15 dias de trabalho equivale a 1/12 do salário de dezembro
Trabalhadores que tiveram licença-maternidade ou tempo de afastamento longo devido a doenças, o valor do 13º será calculado a partir do tempo de serviço prestado. Aqueles contratados temporariamente recebem o 13º proporcional ao período trabalhado. Em caso de demissão sem justa causa, o benefício também é calculado proporcionalmente.
Mais informações sobre o cálculo do 13º podem ser encontradas nessa matéria do Portal Norte.