Ícone do site Portal Norte

Imposto de Renda: Terceiro lote da malha fina é pago; veja como consultar

Imposto de Renda

Imposto de Renda. Foto: Agencia Brasil

A Receita Federal realiza nesta segunda-feira (30) o pagamento do terceiro lote de restituições do Imposto de Renda (IR) para contribuintes que estavam na malha fina.

O valor total a ser restituído é de R$ 448,96 milhões, abrangendo 144.225 contribuintes. Deste montante, R$ 290,87 milhões serão destinados a pessoas com prioridade no reembolso.

Este ano, a restituição será priorizada para contribuintes que informaram a chave Pix do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) na declaração ou utilizaram a declaração pré-preenchida. Cerca de 64.089 contribuintes se encaixam nessa categoria.

Também têm prioridade no pagamento idosos de 60 a 79 anos (27.264 pessoas), contribuintes do Rio Grande do Sul afetados pelas enchentes (7.435), profissionais da área de magistério (5.997), idosos com mais de 80 anos (5.617) e pessoas com deficiência física ou mental, ou com doenças graves (2.697).

Consultar status da restituição do terceiro lote do Imposto de Renda

O contribuinte pode consultar o status de sua restituição diretamente no site da Receita Federal ou por meio do aplicativo oficial da Receita, disponível para dispositivos móveis.

Caso o contribuinte não esteja na lista de pagamento, é possível acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar se há pendências na declaração. Se necessário, a pessoa pode enviar uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes de pagamento.

Forma de pagamento e prazos

O pagamento será realizado na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração. Caso a conta indicada esteja desativada, o contribuinte poderá agendar o crédito para outra conta de sua titularidade, através do Portal BB ou pelo atendimento telefônico da Central de Relacionamento do Banco do Brasil, pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) ou 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil. Após esse período, o contribuinte poderá solicitar a restituição por meio do Portal e-CAC.

Com informações do SBT News.

Sair da versão mobile