Ícone do site Portal Norte

O que acontece se eu não pagar o IPVA 2025? Entenda as consequências

IPVA

IPVA Foto: Freepik

O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é uma obrigação que pesa no orçamento de muitos brasileiros no início de cada ano. Entenda o que pode acontecer com o motoristas que não pagar o IPVA 2025.

Com valores que variam de estado para estado, o IPVA pode ter algumas isenções, mas quem não realiza o pagamento dentro do prazo está sujeito a uma série de penalidades, que vão de multas a apreensão do veículo.

Embora as penalidades variem conforme o estado, as punições mais comuns incluem multa, juros e até a inscrição da dívida em órgãos de proteção ao crédito, o que pode prejudicar o proprietário do veículo. Em casos extremos, o carro pode ser apreendido por não ter o licenciamento atualizado.

O que acontece se eu não pagar o IPVA?

Multas e Juros: O principal custo para quem não paga o IPVA é o acréscimo de juros e multa. Se o pagamento for feito após 60 dias do vencimento, a multa aumenta para até 20% do valor do tributo.

Nome negativado e restrições financeiras: A falta de pagamento do IPVA resulta em inscrição na Dívida Ativa, o que negativará o CPF do proprietário. Isso pode gerar várias dificuldades, como a impossibilidade de abrir contas bancárias, solicitar empréstimos, vender ou comprar imóveis e até receber aposentadoria ou ganhar prêmios de loteria.

Licenciamento e circulação do veículo: Quem deixa de pagar o IPVA também encontra dificuldades para renovar o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Sem o licenciamento, o veículo circula de forma irregular, o que é considerado uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47 e a perda de 7 pontos na CNH.

Apreensão do veículo: Além das multas e pontos na CNH, dirigir com o IPVA atrasado pode resultar na apreensão do veículo. O carro só será liberado após o pagamento de todas as pendências, incluindo o IPVA em atraso e outras taxas.

Sair da versão mobile