Com o projeto “Kurumins e Kunhatãs: Uma proposta de conhecimento Identitário Amazônico”, a Creche Municipal Magdalena Arce Daou, do bairro Santa Luzia, Zona Sul, alcançou o 1º lugar no prêmio nacional “Destaque Educação 2022″ do Educa Week.
O evento é considerado o maior evento sobre Educação Básica do Brasil.
+ Envie esta notícia no seu Whatsapp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O projeto iniciou em 2021 e tem o objetivo de trabalhar o contexto da Diversidade Cultural Amazônica, partindo da ótica infantil e da relação intergeracional familiar.
A iniciativa preconiza que a criança é um sujeito histórico e de direitos, mas também é um sujeito geográfico imerso em um brincar identitário que também produz cultura.
A professora da Creche, Maria Raquel Santos, é a idealizadora do projeto, que aconteceu a partir de uma fotografia de uma das crianças em uma pescaria no interior do Amazonas.
Para a educadora, a conquista é para mostrar à sociedade os projetos inovadores desenvolvidos pela educação infantil da cidade.
“Para todos nós, é uma grande satisfação colocar a nossa creche em primeiro lugar. Nosso projeto é muito bom, por isso já esperávamos esse resultado”, disse a professora.
A creche atende 190 crianças de 1 a 3 anos de idade, no Maternal 1, 2 e 3, que participam dos vários projetos desenvolvidos pela unidade.
O objetivo para 2023 é ser primeiro lugar na premiação internacional “World’s Best School Prizes”.