O formato de escola híbrida pode contribuir com a reconstrução da educação após a pandemia de Covid-19 no país.
A indicação é de pesquisadores do Observatório da Educação, órgão do Instituto Unibanco que realizou o estudo “Perda de aprendizagem na pandemia”.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
O estudo revela que um caminho possível de reconstrução da educação nacional passa pelo uso do ensino híbrido, conforme matéria do Terra.
Segundo os pesquisadores, é necessário somar as inovações digitais a ações customizadas de engajamento de estudantes e de aceleração de aprendizagem.
Contribuição da escola híbrida
A pesquisa revela que as instituições que adotarem o modelo de escola híbrida poderão reduzir as perdas de aprendizagem causadas pela pandemia entre 35 e 45%.
Segundo Luis Arís, gerente de desenvolvimento de negócios da Paessler LATAM, o ano de 2023 será crítico para que alunos deixem no passado as perdas causadas pela pandemia.
Para Arís, que é gestor de empresa especializada em monitoração de ambientes digitais, a batalha pela retomada dos estudos passa por várias frentes.
Ele cita a disseminação do acesso à Internet e à tecnologia da informação a todos os estudantes brasileiros, fomentada por órgãos públicos e fundos privados.
“Esses investimentos podem contribuir para reduzir o abismo que separa a educação pública da privada no Brasil”, contou.
RELACIONADAS
+ Abertas inscrições para mais de 2 mil vagas em cursos no AM
+ Aluno de Manaus é medalha de bronze na 7ª Olimpíada de Geografia
+ AM divulga 2 editais de mestrado para professores da ede pública
Quando a tecnologia é integrada às aulas de maneira alinhada às melhores práticas pedagógicas, o engajamento do aluno aumenta.
O dado sobre uso da tecnologia é citado no estudo do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic).
Ainda conforme o documento, que também aborda a escola híbrida, com alinhamento pedagógico e o engajamento do aluno, a jornada de aprendizagem fica mais suave.
O gestor explica que a conquista dessa meta passa pela entrega de serviços digitais de qualidade a professores, alunos e gestores.