Ícone do site Portal Norte

Capes e Uema abrem mais de 100 mil vagas para cursos on-line; confira

Interessados nos cursos formativos da Capes devem realizar inscrição virtual - Foto: Francisco Santos/Portal Norte

Interessados nos cursos formativos da Capes devem realizar inscrição virtual - Foto: Francisco Santos/Portal Norte

A Capes e a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) estão com inscrições abertas para mais de 100 mil vagas de cursos gratuitos em formato on-line.

+ Envie esta notícia no seu WhatsApp

+ Envie esta notícia no seu Telegram

Os cursos são de Gestão Escolar da Educação Básica, Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos e Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais.

A formação é destinada para professores, gestores escolares e estudantes da educação básica, para profissionais do setor público e privado e, ainda, para a comunidade em geral.

Capacitações Capes

A capacitação em Gestão Escolar da Educação Básica provoca educadores a identificar e compreender fatores determinantes da gestão escolar em seus aspectos históricos, conceituais, metodológicos e legais.

O curso, de 60 horas, também busca discutir o papel do gestor na organização do trabalho pedagógico e dos espaços e tempos escolares, bem como analisar a implantação da gestão democrática no âmbito escolar.

O curso de Gamificação no Ensino Inclusivo de Surdos propõe a adoção da gamificação como uma estratégia significativa no processo de ensino e aprendizagem das múltiplas disciplinas escolares, contemplando a inclusão de estudantes surdos.

A carga horária do curso, totalmente realizado on-line, será de 30 horas, segundo informações da Capes.

RELACIONADAS

+ ProfÁgua abre vagas para Mestrado Profissional pela UEA, no AM

+ Curso gratuito de ‘Social Media’ é ofertado para estudantes de baixa renda; confira

+ Cetam lança edital com 1.800 vagas para cursos de qualificação profissional

Já o curso Alfabetização, Letramento e Tecnologias Digitais aborda a alfabetização na perspectiva da Pedagogia Histórico-Crítica e promove o letramento digital de professores alfabetizadores.

A iniciativa também promove reflexão sobre as concepções de alfabetização e letramento, o conteúdo propõe a identificação de métodos de alfabetização a partir de experiências relatadas.

A formação indica ainda a caracterização dos principais métodos de alfabetização e as aulas são divididas em três módulos, com duração total de 60 horas.

O conteúdo dos cursos e o formulário para inscrições podem ser encontrados na página da plataforma Eskada, mantida pela UEMA.

Ao final do curso, todos os participantes receberão certificados de conclusão, conforme a Capes.

Sair da versão mobile