Em Manaus, alunos do 8º ano aplicaram cálculos teóricos aprendidos em sala, na construção de paredes de alvenaria.
A aplicação da educação criativa nas escolas contribui para o processo de aprendizagem, contextualizando o que é ensinado em sala de aula, com a prática.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
A iniciativa foi realizada por estudante da Escola Municipal Eliana Lúcia Monteiro da Silva, na Zona Oeste da cidade.
O projeto contou com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O professor Paulo Ricardo, coordenador do projeto, disse que os estudantes puderam, por meio da ação, entender e executar diversos conhecimentos matemáticos.
Ricardo destacou conhecimentos de perímetro, altura, porcentagem e proporção, todos utilizados para o planejamento e construção.
Segundo o professor, que também é formado em engenharia civil, o projeto foi dividido em três etapas.
A primeira etapa abrangeu as teorias dos conceitos básicos envolvendo matemática e engenharia civil.
Já na segunda e terceira etapas, ocorreram as anotações, cálculos e medições, além do balanceamento da massa de cimento.
Por fim, a experiência prática da construção das paredes de alvenaria, que, de maneira criativa, repassam o conhecimento.
RELACIONADAS
+ Material escolar: ação ‘Volta às Aulas’ fiscaliza itens de livrarias no AM
+ Placas de energia solar são instaladas em escolas ribeirinhas de Manaus
+ Ministro da Educação diz que bolsas da Capes e do CNPQ terão reajustes
Alunos e educação criativa
Conforme o professor, a criação do projeto surgiu da vontade de alinhar o pensamento científico da matemática, aplicada na engenharia civil.
“Queria oportunizar aos alunos enxergar a matemática contextualizada, além da teoria vista em sala de aula”, disse o educador.
O estudo contou com a participação de três alunos de três diferentes turmas do 8º ano do ensino fundamental.
Intitulada, “Mão na Massa: Cálculo e Aplicação do Cimento na Matemática do Ensino Fundamental”, a ação foi realizada ao longo do ano letivo de 2022.
Fomento do PCE
O projeto foi contemplado no edital 004/2022 do Programa Ciência na Escola, da Fapeam.
O PCE é uma ação criada pela Fapeam, direcionada à participação de professores e estudantes do Amazonas.
Os projetos de pesquisa científica e de inovação tecnológica abrangem redes públicas estaduais do Estado e municipais de Manaus.
Em 2022, numa ação inédita, a Fapeam aprovou 974 projetos inscritos no PCE, 274 a mais que o previsto em edital.