O concluinte inscrito no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) 2023 tem até o dia 25 de novembro para preencher o Questionário do Estudante no Sistema Enade.
+ Envie esta notícia no seu WhatsApp
+ Envie esta notícia no seu Telegram
Até essa segunda-feira (6), 269.313 pessoas cerca de 65,88%, dos 408.037 inscritos no Enade 2023, já haviam respondido ao questionário.
O preenchimento do questionário é obrigatório para assegurar a regularidade dos inscritos junto ao exame, assim como a realização da prova, que será aplicada dia 26 de novembro.
Ao preencher o documento, o estudante tem a oportunidade de avaliar seu curso de graduação e a instituição de educação superior, em diferentes aspectos.
O instrumento serve também para compor o perfil do participante do exame e o contexto de seus processos formativos, relevantes para a compreensão dos resultados dos estudantes no Enade, e para subsidiar os processos de avaliação de cursos de graduação e de instituições de educação superior.
Além disso, permite ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) conhecer melhor diversos aspectos das condições de oferta dos cursos e da qualidade da educação superior no Brasil.
RELACIONADAS
+ MEC descarta cancelamento do Enem após suposto vazamento de provas
+ Quando será divulgado o gabarito oficial do Enem 2023? Confira
Enade
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Também são avaliados o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, bem como o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Em 2023, o Enade avaliará cursos de bacharelado das áreas de:
- Agronomia;
- Arquitetura e urbanismo;
- Biomedicina;
- Enfermagem;
- Engenharia ambiental;
- Engenharia civil;
- Engenharia de alimentos;
- Engenharia de computação I;
- Engenharia de controle e automação;
- Engenharia de produção;
- Engenharia elétrica;
- Engenharia florestal;
- Engenharia mecânica;
- Engenharia química;
- Farmácia;
- Fisioterapia;
- Fonoaudiologia;
- Medicina;
- Medicina veterinária;
- Nutrição;
- Odontologia;
- Zootecnia.
Também serão avaliados os cursos superiores de tecnologia das áreas de estética e cosmética; gestão ambiental; radiologia; gestão hospitalar; segurança no trabalho; e agronegócio.