A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil anunciaram, na terça-feira (6), os 125 representantes de comunidades tradicionais na Amazônia Legal selecionados para participar do programa Access Amazon 2024. 

A iniciativa visa fortalecer as habilidades linguísticas e de liderança dos participantes, compostos por jovens indígenas, quilombolas e ribeirinhos, que vivem em diferentes estados da Amazônia Legal.

Scott Chiverton, diretor do Escritório Regional de Língua Inglesa do governo dos EUA, ressaltou a importância do programa para preparar os jovens líderes para contribuir com o desenvolvimento da região.

“É uma oportunidade para esses jovens líderes fortalecerem suas habilidades e conhecimentos, e ampliarem sua rede de contatos. Com isso, estarão mais preparados para contribuir para o desenvolvimento sustentável da Amazônia”, disse Scott.

O Access Amazon 2024 será realizado de fevereiro de 2024 a julho de 2025, em formato online, dividido em cinco turmas de 25 estudantes cada, totalizando 360 horas-aula. 

Durante as sessões, os alunos terão a oportunidade de imergir no idioma inglês enquanto compartilham experiências e práticas relacionadas ao meio ambiente e questões amazônicas, incluindo seus povos e culturas.

Para acessar a lista dos selecionados e obter mais informações sobre a iniciativa, clique aqui.

Programa Access

O programa Access é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, presente em mais de 86 países. No Brasil, já beneficiou mais de 3 mil participantes desde 2008. O Access Amazon representa mais uma colaboração entre a Embaixada e os Consulados dos EUA e o Grupo +Unidos.

Grupo +Unidos

O Grupo +Unidos, organização da sociedade civil sem fins lucrativos, tem como objetivo conectar empresas, poder público e missão diplomática norte-americana para ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Com 15 anos de atuação, o Grupo +Unidos promove o investimento social privado colaborativo em iniciativas educacionais, de empregabilidade e formação tecnológica para o desenvolvimento socioeconômico sustentável. Outras informações sobre o programa pode ser acessada clicando neste link.