A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) informou na tarde desta terça-feira (27), a suspensão por tempo indeterminado das matrículas dos estudantes aprovados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) de 2024.
A suspensão ocorre por cumprimento da decisão judicial em sede de liminar exarada pela 3ª Vara Federal Cível da SJAM. A decisão determina a suspensão da Resolução nº 44/2015 do Consepe/Ufam e da Portaria nº 1.589/2023.
A resolução determina a fixação da bonificação estadual de 20% na nota do ENEM para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio nas instituições de ensino do Amazonas.
Em nota, a universidade também informou que a Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg)/Ufam tomou todas as providências junto ao Sisu e ao Ministério da Educação para cumprimento da decisão judicial, visando não causar prejuízos aos candidatos.
O Diretório Central dos Estudantes (DCE) convocou uma reunião via Google Meet para discutir o assunto em caráter de urgência.
Professor David Lopes Neto, Pró-reitor de Ensino e Graduação da Ufam, se manifesta contra a decisão judicial que suspende a bonificação de estudantes do Amazonas na disputa de vagas pelo Sisu, causando a suspensão da matrícula dos candidatos e prejudicando mais de 5 mil pessoas. pic.twitter.com/2RKa4S2llX
— Ufam ? (@UFAM_) February 27, 2024