O programa ‘Bora Estudar’ pretende ceder R$ 10 mil em créditos para a construção, reforma, melhorias ou adaptação das casas dos estudantes paraenses.

A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc). 

De acordo com o órgão, os critérios para a seleção de estudantes da rede estadual de ensino do estado foram divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE).

O benefício faz parte do programa ‘Sua Casa – Estudante’, referente ao ano letivo de 2023.

Entenda os critérios para participar:

  • Concluíram o 1º ao 5º ano do ensino fundamental no ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram os melhores desempenhos em língua portuguesa, matemática e aspectos socioemocionais; estabelecido em parecer elaborado por um dos órgãos colegiados da escola, conforme critérios de aprendizagem e modelo de ata de registro constantes no anexo único da Instrução Normativa;
  • Concluíram o 6º ao 9º ano do ensino fundamental ou ensino médio no ano letivo de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram os melhores resultados após apuração da média dos componentes curriculares da turma, extraído do SIGEP, considerando a matriz curricular da rede estadual de ensino;
  • Concluíram a 3ª série do ensino médio no ano de 2023 na rede estadual de ensino e que obtiveram nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023. Os estudantes deverão apresentar comprovante da nota de redação do Enem de 2023.

Segundo a Seduc, o benefício não se acumula nos casos em que o estudante da 3ª série do ensino médio tenha obtido os melhores resultados após a apuração da média. 

Neste caso, são considerado os componentes curriculares da turma em 2023 que tenha obtido nota a partir de 900 pontos na redação do Enem 2023.