As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começam nesta segunda-feira (27) e serão abertas até o dia 7 de junho. Estudantes de todo Brasil devem se inscrever no site oficial do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Devido à situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul, o Inep anunciou que haverá um calendário estendido de inscrições para os candidatos do estado. Os novos dados específicos para o Rio Grande do Sul serão divulgados em breve pelo instituto.
As provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro.
Na última sexta-feira (24), foram divulgados os resultados dos recursos relacionados à isenção da taxa de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023.
Além disso, também foram publicados os resultados dos recursos sobre as justificativas de ausência para os candidatos que estavam isentos da taxa e não compareceram às provas.
O valor da taxa de inscrição custa R$ 85 e poderá ser paga até o dia 12 de junho. Os moradores do Rio Grande do Sul também terão isenção desse valor.
Enem
Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica e se consolidou como a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil.
Os resultados obtidos no Enem podem ser utilizados para acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e ao Programa Universidade para Todos (ProUni). Além disso, várias instituições privadas e algumas de outros países de língua portuguesa que possuem acordo com o Brasil também aceitam as notas do Enem.
O Enem não é restrito apenas aos estudantes que estão concluindo o ensino médio. Aqueles que ainda não finalizaram essa etapa educacional também podem participar na condição de treineiros.
Essa modalidade permite que os estudantes se autoavaliem nos anos anteriores à conclusão da educação básica, ajudando-os a identificar áreas que precisam ser aprimoradas para o futuro.
Com o passar dos anos, o Enem se tornou uma ferramenta crucial tanto para estudantes quanto para instituições de ensino, desempenhando um papel fundamental na democratização do acesso à educação superior no Brasil.