As inscrições para as vagas remanescentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2024 estão abertas até segunda-feira (1).
Os interessados devem se inscrever exclusivamente online, através do sistema Fies Seleção, disponível no Portal Acesso Único do Ministério da Educação (MEC).
Segundo o Edital 19/2024, que regula o processo de oferta e ocupação de vagas remanescentes do Fies, a Comissão divulgará o resultado da ordem de classificação e da pré-seleção no dia 4 de julho, em uma chamada única e lista de espera.
“As vagas remanescentes do Fies referem-se às oportunidades de financiamento que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção do programa. Elas são destinadas exclusivamente aos estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta para os quais se inscreveram”, informou o Ministério da Educação.
O processo de inscrição para vagas remanescentes começou na quinta-feira, 27 de junho.
Requisitos do Fies
De acordo com o MEC, os candidatos devem estar, obrigatoriamente, na condição de “cursando” no momento da inscrição no Fies.
Alternativamente, se o semestre já tiver sido concluído, é necessário que o candidato tenha aproveitado pelo menos 75% das disciplinas cursadas.
Prioridade para inscritos no CadÚnico
Candidatos cuja renda familiar per capita seja de até meio salário-mínimo e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) terão preferência na classificação para as vagas remanescentes do Fies.
Os interessados também podem solicitar financiamento de até 100% dos custos educacionais cobrados pelas instituições.
Entenda
Criado pela Lei nº 10.260, de julho de 2001, o Fies oferece financiamento para estudantes em cursos superiores pagos.
Para participar, instituições privadas de ensino superior que façam parte do programa e tenham uma avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) devem oferecer os cursos.
Portal Norte traz as últimas notícias do Norte do Brasil, cobrindo Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Fique atualizado com nosso conteúdo confiável.
*Com informações da Agência Brasil