Ícone do site Portal Norte

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada; confira

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada

Convocação da lista de espera do Fies é prorrogada - Foto: Pexel

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para a próxima sexta-feira (19) o prazo final para as convocações por meio da lista de espera do processo seletivo do primeiro semestre de 2024 do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).  

Essas vagas remanescentes são aquelas que não foram preenchidas durante as etapas regulares de seleção de programa.

As vagas são exclusivas para os estudantes efetivamente matriculados no curso, turno e local de oferta em que se inscreveram.

Os alunos devem estar obrigatoriamente cursando no momento da inscrição ou devem ter cursado o semestre com aproveitamento de, ao menos, 75% das disciplinas, caso o semestre já tenha acabado.

A prioridade para a seleção da lista de espera é para os candidatos com renda familiar per capita de até meio salário mínimo inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) dos programas sociais do governo federal.

Verba

O Fies concede financiamento de até 100% dos custos de cursos de graduação em instituições privadas de educação superior.

Podem se inscrever os estudantes que tenham feito o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) a partir de 2010 e tenham obtido média aritmética das notas nas provas iguais ou superiores a 450 pontos e nota superior a zero na redação.

Também é necessário possuir renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até três salários mínimos.

O que é o Fies e como funciona?

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma oportunidade de financiamento aos estudantes do ensino superior, com juros abaixo da média praticada pelo mercado. 

Para se inscrever no Fies, o acadêmico deve ter realizado o ENEM e obtido nota igual ou superior a 450 pontos, além de não ter tirado zero na redação. A renda familiar bruta per capita do estudante também precisa ser de até três (3) salários mínimos.

Fique informado com o Portal Norte, seu portal de notícias para Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias precisas e atualizadas.

Sair da versão mobile