O Ministério da Educação (MEC) abriu, nesta terça-feira (23), as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni). Neste semestre, o programa oferece mais de 240 mil bolsas de estudo.
Os interessados devem se inscrever até as 23h59 de sexta-feira, 26 de julho.
Passo a passo para realizar a inscrição
O primeiro passo é acessar o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior e clicar em “Inscreva-se” na segunda caixa informativa do cronograma.
O portal redireciona o usuário para o sistema do Prouni (SisProuni). Na tela, é só clicar em “ENTRAR COM GOV.BR”.
Caso o candidato não tenha cadastro no portal do governo federal, será necessário se inscrever. Para mais informações, clique em “Clique aqui para saber como acessar”.
Ao acessar o portal, o usuário deve fazer login usando o CPF e a senha cadastrados.
Ao fazer o login no Prouni, o sistema recupera automaticamente as notas do Enem válidas para o processo seletivo.
O candidato deve então preencher os dados cadastrais, como e-mail e telefone de contato válidos.
No final da tela, o usuário deve verificar a documentação exigida e confirmar a conformidade. Em seguida, deve clicar em “Salvar e prosseguir”.
Na próxima etapa, o candidato deve preencher um questionário sobre raça/cor, deficiência, e escolaridade. Também é necessário informar a escola onde concluiu o ensino médio, se é professor da rede pública e se possui vínculo acadêmico.
Por fim, o candidato deve confirmar os dados fornecidos.
A terceira etapa da inscrição requer que o usuário informe os membros do grupo familiar, as rendas individuais e a renda bruta mensal de cada um.
Na última etapa, o candidato deve escolher até duas opções, na ordem de preferência, para cada critério:
- Instituição de ensino;
- Local;
- Curso;
- Turno;
- Tipo de bolsa; e
- Modalidade de concorrência.
É importante atentar-se à comprovação de renda exigida na matrícula. Se a renda informada ultrapassar um salário mínimo e meio, apenas cursos com bolsas parciais serão exibidos no sistema.
Por fim, o MEC emitirá um relatório com os dados do SisProuni. Após a confirmação da inscrição, o participante deve acompanhar sua classificação no Portal Único de Acesso.
Resultado Prouni
O processo seletivo do segundo Prouni de 2024 terá duas chamadas sucessivas. Os resultados da primeira chamada serão divulgados em 31 de julho e os da segunda em 20 de agosto, no Portal Único de Acesso.
Distribuição das bolsas
As bolsas do Prouni serão distribuídas em 367 cursos e 901 instituições vinculadas ao programa, conforme a seguinte categorização:
- Bolsas integrais: 170.319 oportunidades para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita inferior a um salário mínimo e meio; e
- Bolsas parciais: 73.531 oportunidades para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.
Cursos com mais bolsas do Prouni
O curso de Administração lidera com 9.782 bolsas integrais e 5.333 parciais. Os demais cursos com maior número de bolsas são:
- Direito: 14.231, com 6.320 integrais e 7.911 parciais;
- Pedagogia: 13.890, com 10.298 integrais e 3.592 parciais; e
- Ciências Contábeis: 9.599, com 5.643 integrais e 3.956 parciais.
Portal Norte, a sua referência em notícias do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Informações atualizadas e confiáveis para você.
*Com informações da assessoria