Ícone do site Portal Norte

Resultado Ideb 2023: confira os dados por estado e região

ideb dados-capa

As notas refletem o nível de conhecimento dos alunos em diferentes áreas educacionais - Marcelo Camargo/Agência Brasil.

Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de 2023 foram divulgados na quarta-feira (15) pelo Ministério da Educação e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

As informações mostram que as redes de ensino médio do Paraná, Espírito Santo e Goiás alcançaram os melhores resultados.

Por outro lado, Roraima, Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte apresentaram os desempenhos mais baixos. O Ideb avalia a qualidade do ensino básico e médio em todas as unidades federativas e regiões do Brasil.

Na Região Norte, o estado de Tocantins ficou em 1º lugar.

Confira os dados do Ideb 2023

Ensino médio (UF)

Ensino médio (regiões)

Redes básicas de ensino

O Ideb também avalia o desempenho das redes básicas de ensino, dividindo os dados em anos iniciais (1º ao 5º ano) e anos finais (6º ao 9º ano) do ensino fundamental.

Resultados para os anos iniciais do ensino fundamental por estado

Anos iniciais por região

Resultados para os anos finais do ensino fundamental por estado

Anos finais por região

O Ideb

O Ideb é o principal parâmetro para avaliar a qualidade da educação nas redes pública e privada. O índice, que varia de 0 a 10, é calculado bienalmente para o ensino fundamental e médio. A próxima divulgação da avaliação acontecerá em 2025.

O cálculo do Ideb considera as notas obtidas pelos alunos nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que avaliam Português e Matemática, aplicadas em outubro e novembro do ano anterior.

Também são levados em conta os índices de aprovação coletados pelo Censo Escolar e o fluxo escolar.

O que representa a pontuação?

O indicador oferece uma visão geral sobre o desempenho das escolas, municípios, estados e do país na área da educação, a fim de indicar se há progresso ou retrocesso. Além disso, serve como um alerta para gestores educacionais e para a sociedade.

As notas refletem o nível de conhecimento dos alunos em diferentes áreas educacionais. A escala de 1 a 10 permite avaliar, por exemplo, se os estudantes do ensino fundamental possuem habilidades em multiplicação, cálculo de áreas ou compreensão de textos e tirinhas.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.

Sair da versão mobile