Ícone do site Portal Norte

Feira de programação beneficia alunos em regiões periféricas

Iniciativa quer beneficiar estudantes de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Estrutural | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Iniciativa quer beneficiar estudantes de Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Estrutural | Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Cerca de 1.300 alunos da rede pública de ensino terão a oportunidade de explorar temas de robótica e programação na feira Transformando o Futuro, um evento focado no aprendizado tecnológico.

O evento, promovido pelo Governo do Distrito Federal (GDF), visa aumentar a inclusão digital e educacional de estudantes de áreas periféricas, como Ceilândia, Gama, Recanto das Emas e Estrutural.

O GDF investiu R$ 800 mil na iniciativa por meio da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAPDF), com o objetivo de superar as barreiras enfrentadas por alunos de regiões com menos acesso a oportunidades de ensino avançado.

De acordo com o GDF, a ação quer garantir que jovens de diferentes contextos sociais tenham acesso a recursos e experiências que podem moldar seu futuro acadêmico e profissional.

Inclusão digital

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) revelam que apenas 0,5% da população brasileira está envolvida em atividades de pesquisa e desenvolvimento. Com o evento Transformando o Futuro, o GDF pretende estimular o interesse dos jovens em áreas tecnológicas e incentivá-los a se tornarem futuros pesquisadores.

Marco Antônio Costa Júnior, presidente da FAPDF, destacou a importância do evento: “Buscamos não apenas desenvolver habilidades essenciais, como pensamento crítico e criatividade, mas também fomentar uma aprendizagem colaborativa e interdisciplinar, que é fundamental para o desenvolvimento científico e tecnológico no DF. Queremos estimular o interesse desses jovens em se tornarem futuros pesquisadores.”

Portal Norte é um portal de notícias que traz as últimas novidades do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Notícias confiáveis e atualizadas para manter você bem informado.

Sair da versão mobile