A Universidade de Brasília (UnB) anunciou o cancelamento das atividades presenciais nesta segunda-feira (16) devido à forte concentração de fumaça nas dependências da instituição, causada pelo incêndio no Parque Nacional de Brasília (Parna).

Em um comunicado oficial, a universidade informou que as atividades poderão continuar de forma remota.

A decisão inclui a interrupção das atividades presenciais nas unidades da instituição, a implementação de plantões e a organização de escalas de serviços para minimizar prejuízos às unidades e às comunidades atendidas.

O incêndio que afeta a região teve um novo foco registrado no domingo (15), iniciando por volta das 11h20 na Granja do Torto e se espalhando para o Parque Nacional de Brasília.

No sábado (14), o Corpo de Bombeiros registrou 50 focos de incêndio em diferentes áreas da cidade.

A Polícia Federal instaurou um inquérito nesta segunda-feira (16) para investigar as causas e as circunstâncias do incêndio.

As autoridades continuam monitorando a situação e trabalhando para conter o fogo e minimizar os danos à região.

O incêndio no Parque Nacional de Brasília

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) informou que o fogo começou próximo à Granja do Torto e estima que 1,2 mil hectares foram afetados.

Moradores, preocupados com a proximidade das chamas, tentaram combater o fogo com baldes de água.

O ICMBio destacou que a situação é complicada devido às condições de temperatura, umidade e vento, e que as equipes estão focadas em combater a frente do fogo durante a noite.

Portal Norte conecta você às notícias mais recentes do Amazonas, Brasília, Acre, Roraima, Tocantins e Rondônia. Conteúdo confiável e em tempo real.