O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) disponibilizou, nesta quarta-feira (2), a cartilha ‘A Redação do Enem 2024’, em seu site oficial.
O material traz informações detalhadas sobre os critérios de avaliação da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A cartilha inclui exemplos de redações que alcançaram a pontuação máxima (1.000 pontos) no Enem 2023, ajudando os candidatos a entender o que é necessário para obter uma boa nota.
No dia 3 de novembro, os participantes do exame deverão redigir um texto dissertativo argumentativo de até 30 linhas, baseado em um tema proposto.
Entre as competências avaliadas, destacam-se o domínio da escrita formal em português, a organização de argumentos para defender um ponto de vista, o uso correto de recursos linguísticos e a apresentação de uma proposta de intervenção.
Cada redação será corrigida por dois avaliadores, que atribuirão notas de 0 a 200 pontos em cinco competências. A nota final será a média entre as duas avaliações.
Redações com fuga ao tema, menos de sete linhas, ou que não respeitem a estrutura dissertativa argumentativa poderão ser zeradas.
O Enem é utilizado por instituições de ensino para selecionar estudantes, além de ser critério para programas como o Fies.
As notas também são aceitas em universidades de Portugal que têm convênio com o Inep.