O Dia do Professor, marcado para 15 de outubro, não é um feriado nacional, mas sim um feriado escolar. A data comemorativa para a profissão é considerada como um ponto facultativo.
As escolas comumente não realizam aulas, essas que podem ser suspensas pela própria instituição, acordo coletivo ou decreto do prefeito ou governador da cidade.
Outros setores que não envolvem o âmbito escolar, o expediente de trabalho continua normalmente.
Tem aula no Dia do Professor?
Depende. Na maioria das vezes não há aulas no dia 15 de outubro, uma vez que a data é dada como feriado escolar.
Contudo, não é necessariamente uma regra em todo o Brasil. O acordo coletivo firmado no sindicato dos professores do município, a dispensa da instituição ou de decretos estaduais ou municipais são motivos para suspender o dia de aula e trabalho dos professores.
Além disso, muitas instituições decidem realizar atividades comemorativas para destacar a importância dos professores.
Portanto, é necessário entrar em contanto com as instituições de ensino para confirmar a realização das aulas.
Dia dos Professores
A origem do Dia do Professor tem raízes no drecreto de Dom Pedro I, emitido em 15 de outubro de 1827, que tinha o objetivo de organizar o Ensino Elementar no Brasil.
O decreto foi importante, posi estabeleceu diretrizes, como a criação de escolas de primeiras letras em todas as cidades do Brasil e a regulamentação do salários dos profissionais que ensinavam.
Contudo, apenas em 1963 que a data passou ser comemorada em todo o território nacional por conta de um decreto assinado pelo presidente João Goulart.