O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) visitará, neste domingo (3), a sala de monitoramento do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) na sede do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.

Acompanhado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e pelo presidente do Inep, Manuel Palacios, Lula deve chegar ao local às 11h, uma hora antes da abertura dos portões para os candidatos, que acontece ao meio-dia.

Esta é a segunda vez que Lula acompanha o início do Enem no Inep. No ano passado, ele também esteve no local, onde comentou sobre as dificuldades enfrentadas por estudantes em São Paulo devido a apagões causados por fortes chuvas.

O Enem de 2024 conta com 4,3 milhões de inscritos, incluindo 1,6 milhão de concluintes do ensino médio. As provas serão realizadas em dois domingos, nos dias 3 e 10 de novembro.

No primeiro domingo (3), os estudantes farão 45 questões de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação), 45 questões de Ciências Humanas (História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e a redação, que deve ter entre sete e 30 linhas.

As provas começam às 13h30 e terminam às 19h, horário de Brasília. Mais de 4,3 milhões de estudantes em todo o país vão participar do Enem 2024, em busca de uma oportunidade no ensino superior.