Os participantes que não compareceram ao primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 devido a problemas logísticos ou doenças previstas no edital poderão solicitar a reaplicação das provas nos dias 10 e 11 de dezembro. Esta será a única reaplicação do Enem deste ano.

As solicitações devem ser feitas na Página do Participante, entre 11 e 15 de novembro, até às 23h59. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) analisará cada pedido e a documentação apresentada de forma individual.

Os interessados só poderão solicitar a reaplicação referente ao dia em que faltaram. Por exemplo, quem teve problemas no primeiro dia regular deve comparecer no segundo dia marcado para 10 de dezembro e solicitar a reaplicação apenas para o dia perdido.

Ademais, em 2024, o Enem registrou um aumento de 27% no número de inscritos confirmados, de acordo com informações do ministro da Educação.

Quem pode solicitar?

Conforme o edital, participantes impossibilitados de comparecer ao local de prova devido à infecção por doenças como tuberculose, coqueluche, difteria, doença meningocócica, varíola, monkeypox, entre outras, podem solicitar a reaplicação.

Por outro lado, também consideram-se situações logísticas que afetam a aplicação do exame, como desastres naturais, falta de energia elétrica que compromete a visibilidade das provas e erros nos procedimentos de aplicação que causam prejuízo ao participante.

O Inep avaliará as solicitações com base em intercorrências registradas em cada municípios, incluindo notificações da Defesa Civil sobre desastres naturais.

É importante ressaltar que participantes que se sentirem indispostos ou tiverem problemas de saúde durante a aplicação do exame e não concluírem as provas não poderão retornar para finalizá-las nem solicitar reaplicação.

Como solicitar a reaplicação no Enem 2024?

Para solicitar a reaplicação, o participante deve justificar a ausência por meio do envio de um documento legível, em português, que comprove a condição que motivou a solicitação. A análise do pedido só começará após o envio do documento.

A mera solicitação não garante a reaplicação; é necessário que o Inep aprove o pedido. Em casos de problemas de saúde, o profissional de saúde deve assinar e identificar um atestado médico. O documento deve incluir seu registro no Conselho Regional de Medicina (CRM).

Além disso, também deve conter a Classificação Internacional de Doenças (CID 10) para uma das enfermidades listadas no edital.

Participantes internados em hospitais devem incluir uma declaração da unidade de saúde, contendo o nome completo e o Cadastro de Pessoa Física (CPF), além de informar sobre a disponibilidade de instalações adequadas para a aplicação do exame.

Após o envio, o candidato não poderá alterar os dados ou documentos que anexou na solicitação.

Detalhes das provas de reaplicação

As provas de reaplicação do Enem 2024 manterão o formato de 180 questões objetivas, que abrangem quatro áreas do conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática.

Assim como nas provas regulares, as avaliações ocorrerão em dois dias, porém não em fins de semana, sendo os dias 10 (terça-feira) e 11 de dezembro (quarta-feira).

Embora o formato das provas seja o mesmo, as questões e o tema da dissertação-argumentativa serão diferentes dos aplicados no período regular, para assegurar equidade entre os candidatos.

Recursos de acessibilidade, como videoprovas em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e leitores de tela, não estarão disponíveis, mesmo que o interessado tenha solicitado na inscrição. Contudo, o Inep disponibilizará tradutores-intérpretes de Libras e auxílio para leitura.

Por fim, as informações sobre a aprovação da solicitação de reaplicação, bem como o local e horários das provas, estarão disponíveis na Página do Participante. Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados junto com os das provas regulares em 13 de janeiro de 2025.

*Com informações da Agência Brasil