O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado até o dia 20 de novembro pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já o resultado final será conhecido em 13 de janeiro de 2025.
Neste ano, mais de 4,3 milhões de candidatos se inscreveram para o exame, que foi aplicado em duas etapas. No domingo (3), os participantes responderam às 90 questões de linguagens, história, geografia, sociologia e filosofia, além de uma redação dissertativa. No domingo (10), foi a vez das 90 questões de matemática, física, química e biologia.
O Enem tem como objetivo avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas, o exame se consolidou como a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de sistemas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar seus alunos. Dependendo da instituição, as notas do Enem podem ser usadas como critério único ou complementar nos processos seletivos, além de servir como parâmetro para o acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Além disso, os resultados individuais do Enem podem ser utilizados em processos seletivos de instituições de ensino superior em Portugal que mantêm convênios com o Inep. Esses acordos garantem um acesso facilitado às notas dos candidatos brasileiros interessados em estudar no país europeu.
Com informações de Agência Brasil