A estudante acreana Luanna Souza Gama, de 16 anos, foi aprovada para participar de dois dos mais prestigiados programas internacionais: o Harvard Model United Nations (HMUN) e o Yale Model United Nations (YMUN), ambos realizados nas universidades de Harvard e Yale, nos Estados Unidos.
Luanna, que é bolsista no segundo ano do ensino médio em uma escola particular de Rio Branco, superou um rigoroso processo seletivo.
A seleção incluiu testes de proficiência em inglês, redações sobre temas globais e uma entrevista desafiadora, onde teve que propor soluções para problemas mundiais.
“É um privilégio poder representar o Acre e o Brasil em um evento desse porte. Sempre foi um sonho. Esse resultado mostra que, com persistência, podemos alcançar nossos objetivos. Espero que, no futuro, mais alunos aqui também tenham a oportunidade de participar de projetos internacionais”, disse a estudante.
Contudo, para garantir que a jovem pudesse representar o Acre e o Brasil, o governo do Estado anunciou que custeará as passagens aéreas de Luanna.
A estudante embarca para os EUA em 17 de janeiro de 2025. Ela ficará até 2 de fevereiro para participar das conferências que acontecerão entre 23 de janeiro e 2 de fevereiro.
Delegação do Instituto Internationali
Integrante da delegação do Instituto Internationali, organização que promove o acesso de jovens latino-americanos a experiências diplomáticas e de desenvolvimento de habilidades, Luanna terá a oportunidade de representar sua equipe em dois importantes eventos internacionais.
A estudante acreana participará do Yale Model United Nations, que ocorrerá de 23 a 26 de janeiro, e do Harvard Model United Nations, entre 30 de janeiro e 2 de fevereiro.
Nas conferências, ela discutirá questões globais, como conflitos históricos e crises humanitárias, além de desenvolver habilidades de liderança e colaboração.
Primeira representação do Acre
Esta será a primeira vez que um estudante representará o Acre, o que configura um marco para a educação e a juventude do estado. “Quero usar essa experiência para trazer ideias de volta para minha comunidade e inspirar outros jovens”, afirmou Luanna.
Por fim, Luanna viajará para os Estados Unidos no dia 17 de janeiro, onde ficará por 18 dias. Ao retornar ao Brasil, ela trará novas perspectivas e ideias para aplicar em sua comunidade.