Os estudantes que faltaram ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 por motivos como problemas logísticos no local de prova ou por doenças previstas no edital têm até esta sexta-feira (15) para solicitar a reaplicação das provas. O pedido deve ser feito através da Página do Participante no site do Inep.

A reaplicação está agendada para os dias 10 e 11 de dezembro, mas é importante ressaltar que o pedido do candidato e a apresentação dos documentos comprobatórios não garantem automaticamente a participação na nova aplicação. A decisão final caberá ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Como Solicitar a Reaplicação Enem

O pedido deve ser feito entre os dias 11 e 15 de novembro, até as 23h59, na Página do Participante. Após o envio, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira avaliará cada solicitação individualmente. Apenas quem apresentar justificativa válida e documentação comprobatória, como determina o edital, terá a chance de realizar o exame em nova data.

Se o candidato faltou apenas no primeiro dia, ele ainda deve comparecer ao segundo, que ocorrerá em 10 de novembro. A reaplicação será restrita ao dia de prova em que o candidato se ausentou e apresentou justificativa.

Situações Que Permitem a Reaplicação

Segundo o edital, o direito à reaplicação será concedido a candidatos afetados por doenças contagiosas ou problemas logísticos que tenham prejudicado o exame. Entre as doenças, estão incluídas tuberculose, coqueluche, difteria, varíola, covid-19, entre outras. Além disso, condições como desastres naturais, falta de energia que comprometa a visibilidade ou erro de procedimento também podem ser considerados problemas logísticos válidos.

Em situações de saúde, é preciso anexar um atestado médico que inclua o registro profissional do médico e o Código Internacional de Doenças correspondente. Para candidatos internados em hospitais, uma declaração da instituição de saúde deverá ser anexada, contendo informações sobre o tratamento e o local para a realização das provas.

Processo de Análise e Documentação

Cada solicitação será analisada com base na documentação enviada. A comprovação deve incluir um documento legível em português e apenas a partir do envio é que o pedido começa a ser processado. Em casos de problemas de saúde, o documento deve estar assinado e conter o número do registro no Conselho Regional de Medicina, além do diagnóstico conforme o edital.

Como Será a Reaplicação do Enem

A reaplicação será realizada em dois dias consecutivos, 10 e 11 de dezembro, uma terça e uma quarta-feira, e seguirá o mesmo formato da aplicação regular: 180 questões objetivas e uma redação dissertativa-argumentativa. No entanto, as questões e o tema da redação serão diferentes para assegurar a equidade entre os candidatos.

Embora os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência, como leitores de tela, não estejam disponíveis na reaplicação, haverá intérpretes de libras e auxílio para leitura.

As informações sobre a aprovação do pedido de reaplicação, o local e horário das provas estarão disponíveis na Página do Participante. Os resultados das provas de reaplicação serão divulgados junto com os resultados das provas regulares, em 13 de janeiro de 2025.

Com informações de Agência Brasil