Ícone do site Portal Norte

MEC propõe cursos de graduação semipresenciais com aulas online; saiba mais

MEC propõe cursos de graduação semipresenciais com aulas online

MEC propõe cursos de graduação semipresenciais com aulas online - Foto: Pexel

O Ministério da Educação (MEC) está revisando o marco regulatório do ensino superior à distância (EaD) e semipresencial, com propostas que devem ser concluídas até dezembro de 2024. 

Entre as mudanças discutidas está a adoção de modelos semipresenciais, que combinam aulas ao vivo online com encontros presenciais, e turmas de até 50 alunos. 

Essas configurações visam modernizar os parâmetros de qualidade, fomentar a acessibilidade e garantir a sustentabilidade dessa modalidade de ensino.

Sobre o ensino semipresencial do MEC

O MEC planeja divulgar até o final de 2024, com foco principal no equilíbrio entre inovações tecnológicas e garantia de qualidade, as diretrizes para o ensino semipresencial incluem:

  1. Aulas presenciais obrigatórias
  2. Conteúdo online acessível
  3. Aulas ao vivo para promover interação

Resposta do MEC ao crescimento das aulas semipresencial

A educação a distância cresceu exponencialmente no Brasil nos últimos anos. Segundo dados do Censo da Educação Superior, o número de matrículas em cursos EaD aumentou 700% em uma década, superando os cursos presenciais em 2021.

Esse crescimento trouxe desafios, especialmente relacionados à qualidade do ensino e à falta de interação entre professores e estudantes.

Muitos cursos EaD são criticados por seu modelo excessivamente automatizado, o que pode dificultar a formação de competências essenciais.

O novo modelo semipresencial busca corrigir essas falhas, oferecendo flexibilidade sem prescindir da qualidade.

Vantagens

Desafios

Sistema do CadÚnico vai ficar fora do ar; entenda

O sistema do Cadastro Único (Cadúnico) deve ter uma indisponibilidade temporária neste período de fim de ano, a prefeitura de Manaus informou por meio de nota sobre a manutenção e atualização.

O anúncio foi do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Sair da versão mobile