O Centro Universitário Fametro está com inscrições abertas até segunda-feira (2) para o vestibular do curso de Medicina, com ingresso no primeiro semestre de 2025. O processo seletivo conta com 100 vagas para a modalidade presencial.
Interessados podem se inscrever pelo site oficial da instituição, onde também consta o edital completo. Além disso, a Fametro reserva oportunidades para ingresso por meio do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), transferência externa, portadores de diploma e para Pessoas com Deficiência (PCDs).
As provas acontecerão no dia 3 de dezembro, das 14h às 18h, e a instituição divulgará o resultado em 4 de dezembro.
Nota máxima do MEC
O curso de Medicina do Centro Universitário Fametro é o único da região Norte a receber a nota máxima (5) do Ministério da Educação (MEC).
Assim, o curso se destaca por oferecer tecnologias avançadas e metodologias inovadoras no curso de Medicina. A instituição dispõe de uma mesa anatômica 3D, simuladores realísticos e laboratórios modernos, permitindo que os alunos vivenciem experiências práticas desde o início da formação.
A integração entre teoria e prática é uma prioridade, garantida por uma metodologia ativa que inclui simulações clínicas e projetos interdisciplinares.
Para a coordenadora de Medicina, Mônica Regina Hosannah, atividades fora da sala de aula desde o início da graduação causam imersão nos alunos para se adaptar de forma positiva.
“Colocamos nossos alunos desde o primeiro período em contato com a população. Eles realizam a prática tanto em hospitais que temos convênio com o sistema estadual de saúde quanto nos ambulatórios, nas unidades básicas de saúde, além de policlínicas que também temos convênio”, afirma a coordenadora.
Conheça o curso de Medicina da Fametro
Além disso, a Fametro incentiva o envolvimento em atividades extracurriculares, como ligas acadêmicas, monitorias e ações em comunidades ribeirinhas e rurais, proporcionando uma formação técnica sólida aliada a valores humanísticos e responsabilidade social.
A instituição metropolitana também colabora com a Federação Internacional de Associações de Estudantes de Medicina (IFMSA). A parceria oferece oportunidade de realizar melhorias fora do estado ou até mesmo no exterior, promovendo a troca de experiências acadêmicas e culturais.
A coordenadora enfatiza que, assim como a Fametro recebe estudantes internacionais, seus alunos também podem pleitear vivências fora do Brasil.
Ensino de excelência
Os acadêmicos também ressaltam a importância da experiência prática no curso de Medicina, ressaltando como a instituição oferece oportunidades desde os primeiros períodos.
“É muito bom porque desde o primeiro período a gente já tem prática na UBS, a gente faz muito estágio ao longo de todo o percurso até o internato. Isso é muito bom porque você chega no internacional não tão cru, você já consegue ter uma dinâmica melhor com o paciente”, relata a estudante Geovana Leal.
De acordo com ela, esses avanços e a prática desde o início são essenciais para o desenvolvimento das habilidades permitidas para a residência médica.
Por sua vez, Francisco Muniz valoriza a qualidade do corpo docente da Fametro, que traz uma sólida formação teórica, aliada a uma abordagem prática.
“Desde o primeiro período, a gente tem oportunidade de ser ensinado por professores que são muito reforçados, são professores renomados. A gente consegue ligar o que a gente viu na sala de aula com as experiências na prática, e isso nos ajuda muito na formação”, destaca.
Por fim, a pró-reitora da faculdade, Cinara Cardoso, conta o peso da nota cinco para o curso, realçando os impactos positivos da conquista.
“Os alunos têm a oportunidade de levar o aprendizado teórico para a prática com atividades em comunidades, proporcionando um impacto social significativo, ao conhecerem de perto a realidade de locais muitas vezes carentes de serviços básicos. Isso reforça o compromisso com uma formação de excelência, aliando infraestrutura de ponta e metodologia ativa de ensino”, finaliza.