A Chamada Escolar para o ano letivo de 2025 em Rondônia vai até a próxima sexta-feira (6). A chamada é um cadastro para atender crianças que ainda não estão matriculadas na rede pública municipal de ensino.
Estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA), com mais de 6 mil vagas abertas para novos alunos entre educação infantil e ensino fundamental I.
Para a titular da pasta de Educação, Glaucia Negreiros, a Chamada Escolar é o primeiro passo para o ingresso na rede municipal.
“Após a divulgação dos resultados das vagas, que será no dia 10 de dezembro, os pais ou responsáveis deverão organizar a documentação do aluno cadastrado para realizar as matrículas até o dia 10 de janeiro de 2025. São 30 dias corridos para que os alunos sejam efetivados para estudar no ano que vem”, explicou a secretária da Semed.
Para quem está sem acesso à internet em casa, a Prefeitura disponibiliza 84 polos de atendimento presencial em escolas municipais, para que os pais ou responsáveis se cadastrem na Chamada Escolar, buscando garantir a vaga ao aluno.
Acompanhamento da Chamada Escolar
Após realizar a inscrição na Chamada Escolar, o responsável pela criança ou adolescente deve acompanhar o andamento do processo de avanço no site da Prefeitura.
A consulta poderá ser feita com o número de protocolo, CPF do responsável ou da criança inscrita. Assim que sair o resultado, deverá se dirigir às escolas de preferência, conforme citadas no cadastro, para confirmar a disponibilidade de vaga e matricular o aluno.
Documentação necessária
- Certidão de nascimento da criança ou adolescente;
- Número do CPF da criança ou adolescente;
- Cartão do SUS;
- RG e CPF do responsável legal;
- Comprovante de endereço;
- Cartão do Programa Bolsa Família (se for beneficiário);
- Número do telefone de contato e e-mail;
- Histórico escolar ou declaração de escolaridade.
Nova Mamoré (RO) pode receber programa ‘Prato Fácil’
A ampliação do programa estadual “Prato Fácil” pode chegar ao município de Nova Mamoré (RO). Assim, o projeto tem como objetivo oferecer refeições saudáveis e de baixo custo para pessoas em situação de vulnerabilidade social.
A proposta, apresentada à Secretaria de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), destaca a necessidade de incluir o município no projeto que já beneficia outras cidades de Rondônia. O projeto foi proposto pela deputada estadual Cláudia de Jesus (PT).