Ícone do site Portal Norte

Residência Médica: Palmas tem oportunidades para Medicina de Família e Comunidade

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o processo seletivo tem 20 vagas disponíveis e é previsto para começar em 2025 - Foto: Lia Mara/Secom Palmas

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o processo seletivo tem 20 vagas disponíveis e é previsto para começar em 2025 - Foto: Lia Mara/Secom Palmas

A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), no Tocantins, divulgou, por meio da Comissão de Residência Médica (Coreme), o edital para o processo seletivo público do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) 2025.

Credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o processo seletivo tem 20 vagas disponíveis e é previsto para começar em 2025.

O que é o PRMFC?

O Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade (PRMFC) foi implementado em 2014 em Palmas, com o objetivo de aumentar o número de especialistas na área no Tocantins.

O programa também visa “contribuir para a prática interdisciplinar e multiprofissional” e “potencializar a formação de profissionais comprometidos ética e politicamente com os princípios e diretrizes do SUS”. É uma oportunidade de profissionalização para médicos que desejam atuar no fortalecimento da atenção primária à saúde.

Vagas e localidades

Com uma carga horária total de 5.760 horas, o processo seletivo terá 14 vagas para ampla concorrência, 4 reservadas para candidatos negros e 2 para pessoas com deficiência. A carga horária total será dividida em 60 horas semanais. O curso terá duração de dois anos e a carga horária separada em 20% teórica, equivalente a 1.152 horas, e 80% prática, equivalente a 4.608 horas.

A formação dos residentes irá permitir que trabalhem em diversas localidades, como Unidades de Saúde da Família (USFs), Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). após o curso, também poderão fazer parte da equipe do Hospital e Maternidade Dona Regina, Hospital Geral de Palmas e outros centros especializados.

A conclusão do curso garante aos participantes um título de especialista em medicina de família e comunidade, reconhecido pela CNRM.

Taxa e inscrição

A taxa para inscrição no concurso será de R$350 e os inscritos deverão acompanhar as convocações preliminares, previstas para o dia 27 de março de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente online, através deste formulário. Os canais de contato para solucionar dúvidas ou outras questões são os emails coreme2015@gmail.com e fesppalmas@gmail.com.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser acessadas pelo site da Fesp ou pelo edital completo, que pode ser encontrado neste link.

Sair da versão mobile