O Tocantins recebeu, na última quinta-feira (5), o Selo de Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização. O reconhecimento, concedido pelo Ministério da Educação (MEC), destaca os avanços das políticas públicas voltadas para a alfabetização de crianças no Estado.

No Tocantins, as ações de alfabetização são feitas pelo programa Alfabetiza Mais Tocantins. A meta é atender 78 mil estudantes dos 139 municípios.

Além disso, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) está investindo R$8 milhões em ações para formação de profissionais, concessão de bolsas para articuladores e formadores, entrega de material estruturado para professores e estudantes, além de premiação das boas práticas.

Alfabetização pelo Estado

O programa Alfabetiza Mais Tocantins beneficia, em todo o Estado, 56 mil estudantes e 2 mil professores do 1º e 2º ano do Ensino Fundamental. Na Educação Infantil – Pré Escola, o atendimento é para 22 mil crianças e cerca de 2.300 professores. 

O ranking, divulgado pelo MEC, classificou trinta e quatro municípios com o Selo de Ouro, vinte e quatro como Selo de Patra e vinte e um como Selo de Bronze. A lista completa da classificação pode ser acessada por esse link.

Evolução do selo

Em maio de 2023, o Ministério da Educação já havia reconhecido o Tocantins como o estado que mais evoluiu na alfabetização de crianças, com um índice de 44%. Esse índice, alcançado no mesmo ano, é 30 pontos superior ao registrado pelo Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) em 2021.

Para 2024, a meta estabelecida é atingir um índice de 50%. Os resultados deverão ser divulgados em janeiro de 2025. O Selo de Ouro no Compromisso Nacional com a Alfabetização demonstra a capacidade de atingir a meta.