Ícone do site Portal Norte

UFT realiza a primeira edição do Exato

A iniciativa da Universidade Federal do Tocantins visa dinamizar e ampliar o acesso ao ensino superior no Tocantins - Foto: Bianca Zanella - Sucom/UFT

A iniciativa da Universidade Federal do Tocantins visa dinamizar e ampliar o acesso ao ensino superior no Tocantins - Foto: Bianca Zanella - Sucom/UFT

A Universidade Federal do Tocantins (UFT) realizou a primeira edição do Exame de Acesso ao Ensino Superior no Tocantins (Exato) no último domingo (15).

A prova foi utilizada pela UFT para o ingresso de alunos no primeiro período de 2025 para as vagas remanescentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Vestibular de 2025/1.

Além do ingresso na UFT, a Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) confirmaram interesse e a disponibilidade orçamentária para aderir ao Exato.

Primeira edição do Exato

A primeira realização do Exato contou com a participação de 3.928 candidatos inscritos, segundo a Comissão Permanente de Seleção (Copese). As provas aconteceram nas cidades de Arraias, Gurupi, Miracema, Palmas e Porto Nacional, pela manhã e à tarde.

A prova contou com 72 questões de múltipla escolha além de uma redação, com o tema “Os desafios para a proteção do meio ambiente e preservação da vida“.

Dados da Copese revelaram que a taxa de abstenção no período da manhã foi de 24,82% e de 25,99% no período da tarde.

Motivo da criação do Exato

A iniciativa da Universidade Federal do Tocantins visa dinamizar e ampliar o acesso ao ensino superior no Tocantins. Além disso, o Exato procura reduzir a evasão e a falta de vagas, bem como promover melhorias na educação como um todo.

A melhoria será feita a partir de um acompanhamento da evolução dos estudantes e de diagnósticos sobre a Educação Básica e o perfil dos ingressantes na Educação Superior.

O Exato não é um processo seletivo em si, como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A iniciativa da UFT funciona como uma prova de habilitação, cujas notas poderão ser utilizadas pelos participantes em diversos processos seletivos.

Participação da UFNT e IFTO

A participação da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do Instituto Federal do Tocantins (IFTO) nos resultados do Exato garante aos participantes chances de entrar nas três instituições federais de ensino superior do estado.

Com a adesão, a UFNT e o IFTO devem iniciar formalmente as tratativas para que possam utilizar as notas obtidas pelos participantes do Exato como critério de seleção para ingresso em seus cursos de graduação a partir de 2025.

Gabarito e resultado final

As atualizações de gabarito e resultado final podem ser acompanhadas pelos participantes através do site da Copese.

Os gabaritos e cadernos das provas serão divulgados nesta segunda-feira (16). A previsão de divulgação do resultado final é para o dia 31 de janeiro de 2025. O Portal Norte seguirá atualizando as matérias de acordo com novas informações do Exato.

Sair da versão mobile